O que é SPDA e como são as inspeções?
A descarga elétrica é um fenômeno muito perigoso devido a sua intensidade e efeitos alarmantes. Não só aparelhos eletrônicos são danificados, mas também pessoas podem ser feridas gravemente. No geral, todo mundo é prejudicado.
Se os problemas mencionados acima não fazem com que você queira proteger a sua construção das descargas elétricas, talvez a lei faça. Afinal, o SPDA tem inspeções determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Então, para que você entenda melhor o que é o SPDA, quais são suas funções e como funcionam as suas inspeções, nos acompanhe até o final do texto!
O que é o SPDA?
O SPDA nada mais é do que o Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas. Seu maior objetivo é prevenir os danos que podem ser causados pela ocorrência das descargas elétricas durante tempestades ou em qualquer momento.
Na prática, o SPDA precisa capturar a descarga elétrica e direcionar o seu fluxo diretamente até o solo. Isso funciona a partir de um caminho definido e composto pelos condutores do SPDA. Tudo isso é decidido no projeto do sistema.
Como mencionamos, a ABNT está por trás do SPDA, tanto que a sua própria instalação é regulada por ela, a partir da NBR 5419. Essas normas foram criadas para minimizar e prevenir explosões, incêndios, riscos de morte e danos materiais causados pelas descargas elétricas.
Quais são as funções do SPDA?
É possível apontar dois tipos de funções principais do SPDA: a corretiva e a preventiva. Na corretiva, ele precisa ser instalado no ponto mais alto da construção para que a descarga siga o caminho estabelecido pelo sistema. Na preventiva, o SPDA deve neutralizar a eletricidade presente nas nuvens próximas da construção.
Além das consequências de descargas atmosféricas e da obrigatoriedade legal, o SPDA também pode ser exigido por algumas empresas de seguro. Portanto, é imprescindível que você não deixe de fazer um bom projeto do sistema.
O que precisa ser verificado na inspeção do SPDA?
É muito importante mencionar que diversos laudos e inspeções do SPDA estão sendo feitos em desconformidade com a legislação, principalmente no estado da Bahia. Geralmente, isso ocorre por empresas que cobram mais barato pelos documentos, o que faz com que o trabalho seja mal feito.
Por isso, preste muita atenção na lista de ações abaixo para saber tudo que deve ser feito sem falta durante as inspeções, para que tudo conste perfeitamente no laudo. Assim, você garante a segurança da sua construção e a conformidade com a lei.
- Toda parte documental técnica existente na edificação, como projetos, relatórios e laudos;
- A existência dos componentes necessários ou com algum defeito, a exemplo de: corrosão, cabos não tencionados, cabos partidos, caixa de inspeção obstruída, mastro com altura irregular, luminária do mastro queimada, etc;
- A necessidade de alguma complementação no sistema, devido a atualização da norma, reformas ou acréscimos de antenas e demais elementos metálicos, etc. Importante por exemplo que a malha de captação (cabos) cubra em sua totalidade toda a edificação e garanta sua perfeita proteção;
- A deterioração e corrosão dos componentes do sistema, como captores (mastro), condutores (cabos), eletrodos de aterramento (hastes) e etc;
- A existência de elementos metálicos (antenas, guarda-corpo e etc.) não interligados ao sistema;
- As conexões foram executadas corretamente;
- As condições de equipotencialização: Interligar todos os componentes e equipamentos metálicos e todos os aterramentos, através de uma BEP;
- A continuidade elétrica, através de medições por equipamento adequado (Miliohmímetro);
- As condições dos DPS;
- A existência de pontos a serem sinalizados ou isolados;
- A resistividade do solo, por equipamento apropriado;
- Se existe comprovação através de registros fotográficos;
- Se foi emitida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;
- Os certificados de Calibração dos equipamentos utilizados.
Vale mencionar ainda algumas informações relevantes: a norma exige que todos itens apresentados acima devem fazer parte desse relatório; apresentar somente os valores de resistência ôhmica não atesta conformidade em relação aos requisitos normativos, bem como não garante segurança a sua edificação; e não se pode utilizar para as medições o Multímetro no lugar do Miliohmímetro.
Como as inspeções do SPDA funcionam?
Para que o SPDA permaneça seguro e correto, algumas inspeções precisam ser feitas regularmente, segundo a NBR 5419. A inspeção visual precisa ser realizada a cada ano, mas as inspeções mais completas necessitam de realizações diferentes dependendo do tipo de construção e do estado em questão.
Importante mencionar que se você está na Bahia, a sua construção precisa de um laudo anual. Então, fique esperto para isso e não perca os prazos!
Como fazer o SPDA e conseguir seus laudos técnicos?
Para ter um sistema projetado corretamente, assim como laudos técnicos feitos por profissionais experientes, você precisa de uma empresa de engenharia especializada em projetos de prevenção e segurança.
Conhece a Álvaro Camiña Arquitetura e Engenharia? Ela é uma empresa baiana sediada em Salvador, que busca constantemente a excelência e a inovação, sempre atendendo a legislação vigente (NBRs, Nrs, Its e etc). Conta com profissionais experientes e qualificados. Atendemos condomínios, empresas, indústrias e pessoas físicas.